Casa e limpezas

Detergente em pó para a roupa (máquina)

Infelizmente, ainda não encontrei nenhum detergente que satisfaça as minhas exigências: relativamente natural, produzido na Europa, sem embalagem de plástico, sem óleo de palma e, preferencialmente, sem fragrâncias pouco claras. Depois de chegar a esta receita, já vi à venda a granel alguns interessantes, mas, nas minhas condições, acho mais sustentável fazer o meu (tem menos impacto no ambiente e na minha carteira lol).

Experimentei várias receitas de detergente para a máquina da roupa, mas esta foi a que funcionou melhor cá em casa. As necessidades de cada casa e estilo de vida são diferentes, bem como as próprias máquinas de lavar, por isso, não desesperes se a primeira receita que usares não resultar :). Inspirei-me nestes dois posts de receitas de detergente para a roupa liquido (busywomanstripycat e ogeniosemdinheiro), em que a receita é a mesma, mas fiz uma pequena alteração, de acordo com as coisas que tinha em casa, e fiz em pó. Já fiz em versão liquida, gostei bastante e rende muito, mas, como demora algum tempo a fazer, acabava por estar sempre a adiar e ficava sem detergente. Então lembrei-me de fazer igual, mas sem água e resultou! Nem tudo são boas notícias, resultou mas rende menos… o que para mim é compensado pela rapidez com que fica feito. 

Ingredientes:

400g de sabão o que tiverem acesso – preferencialmente, sem embalagem e quanto mais natural melhor mas, quando eram os únicos que encontrei, já fiz com sabão azul e branco/clarim . Alternativas mais naturais encontram à venda fisicamente e online em lojas bio, de produtos naturais ou, as melhores opções, a artesãos.

120g de carborato de sódio uso um pouco menos, talvez 80g, porque o que tenho mais concentrado, pelo menos é o que diz na embalagem (lol).

120g percarbonato de sódio

Cortar o sabão aos bocadinhos (ou ralar) e triturar na bimby ou liquidificadora/processador potente até transformar em pó, depois acrescentar os restantes ingredientes e misturar.

Uso 2/3 c.sopa para máquina de 6/7 kg ou 4/5 c.sopa se for máquina cheia (9kg). Ajusto à sujidade da roupa, se for roupa pouco suja, uso menos, muito suja, uso mais. Ás vezes, para roupa branca, ou roupa com mais nódoas, acrescento uma colher de percarbonato ao tambor da máquina. 

61973265_685771095177900_6483798418064932864_n.jpg

Actualização Março 2020: em vez de usar o detergente em pó, misturo, um pouco antes de usar, com água quente para ficar liquido – acho que resulta melhor, especialmente, em temperatura baixa. Faço assim: num jarro ponho a dose em c.sopa que vou usar, misturo um pouco de água quente, deixo repousar 5 min e mexo bem para ficar misturado – em seguida, ponho na máquina, como qualquer detergente liquido (não fica tão grosso como os de compra).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *