Alimentação e receitas

10 formas de consumir laranjas (casca incluída)

Todos os anos, somos presenteados com uma boa dose de laranjas locais das árvores da avó do panda. Às vezes, andam, algum tempo, aqui no frigorífico à espera de serem comidas. Por isso, decidi que desta vez ia usá-las de várias formas e partilhar aqui! Algumas formas óbvias, outras foram novas experiências.

Ideias para consumir laranjas:

  1. Comer a laranja inteira (lol, óbvio, mas …) – Às rodelas, como sobremesa ou a acompanhar alguns pratos.
  2. Sumo de laranja – Um clássico, dispensa apresentação. Pode ser congelado, em cuvetes de gelo, e posteriormente adicionado a bebidas (por exemplo a vodka, água das pedras, água aromatizada…), refogados, batidos, etc.
  3. Infusão de casca de laranja – Tal como fazemos com a casca de limão, também é possível fazer com a casca da laranja. Gosto muito de adicionar canela e alecrim a esta infusão. Também uso misturadas com outros chás.
  4. Aromatizar vinagre para limpeza – Adicionar as cascas ao vinagre e deixar repousar algumas semanas, num local fresco e escuro; quando o cheiro estiver a teu gosto, é só coar).
  5. Bolachas de laranja (sumo+casca) – É uma recente experiência cá de casa, tem sido repetida, várias vezes. Podem ver a receita aqui.
  6. Bolo de laranja – Um dos meus bolos “secos” preferidos. Não tenho nenhuma receita saudável, vegan, integral, sem açucar, etc… Mas se quiseres, comenta ou manda-me mensagem no Instagram que dou-te a receita do bolo que a minha mãe faz, que não é nada disso, mas é muito bom!!!! ahah
  7. Arroz de cogumelos (ou de pato) – Quando faço arroz de cogumelos, depois de saltear os cogumelos em azeite, alho e cebola e antes de adicionar o arroz para cozer, espremo o sumo de uma laranja para o refogado.
  8. Batidos – Congelei as partes das laranjas, que não usei noutras receitas, para mais tarde adicionar a batidos, mas também podem ser adicionadas frescas (inteiras, apenas sem a casca). Banana-laranja é uma das minhas combinações preferidas. Também adoro laranja com dióspiro (faz-me lembrar o sabor do sumo de manga-laranja);
  9. Salada – Adicionar rodelas de laranja a saladas “salgadas”, como usamos, por exemplo, o tomate; ou a doces, salada de frutas.
  10. Repelente ou ambientador caseiro (cascas) – Já usei das duas formas e o cheirinho é muito agradável. Deixo estas duas receitas que gostei no Youtube (repelente aqui e ambientador aqui).

Dica para limpar a casca: uso esta escova de fibras naturais. Comprei-a, inicialmente, para limpar tachos, mas não me adaptei. Entretanto, experimentei para limpar batatas com terra e adorei. Desde aí que uso (apenas) para limpar vegetais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *