cursos sustentabilidade
Recursos

Cursos online gratuitos sobre sustentabilidade

Atendendo às circunstancias, alguns de nós estão (felizmente) em casa. Ainda que, muitos, a trabalhar, o tempo livre é passado também em casa. Partilhei, no Instagram, esta ideia para “ocupar” esse tempo: fazer algum (ou alguns) curso online. Deixei algumas sugestões e recebi também algumas mensagens sobre o assunto, então achei que era merecido partilhar mais informação aqui. Para além disso, o meu mini instagram (ahah) não dá para pôr links diretos, como irei fazer aqui (mais prático para quem procura sugestões, a meu ver). Já “fiz” alguns destes cursos, outros não, mas, deixo, na lista, vários que me parecem interessantes. Escrevi “fiz” (entre aspas), porque, normalmente, não compro o certificado (os cursos são gratuitos, mas se quiseres comprovar que os fizeste, terás de pagar o certificado). Há muito tempo que, tenho sempre algum curso em aberto, para ir assistindo conforme posso. Às vezes, não faço as avaliações, apenas vejo as aulas e leio o que é solicitado para aprender mais! Foi assim que aprendi, quase tudo, o que sei sobre economia circular!

Há várias plataformas com este tipo de cursos, mas vou apenas referir cursos daquelas utilizo, com frequência. Ambas têm app (android e iOS), por isso podes aceder, também, através do telemóvel – embora prefira aprender no ecrã do computador, em algumas circunstâncias, já usei bastante as apps.

A maioria é em inglês, mas alguns têm legendas em português. Deixei também em Espanhol e Francês, para quem tiver à vontade. Tentei seleccionar os com nível iniciante, para ser acessível a todos!

Entretanto, se tiver experiência com outras plataformas/novos cursos e ache relevante, atualizo este artigo :).

Cursos online grátis* sobre sustentabilidade:

eDX (plataforma criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Universidade de Harvard):

Coursera (plataforma fundada por professores da Universidade Stanford):

*O acesso, às aulas e materiais de todos estes cursos, é grátis. Em alguns, é possível fazer as avaliações gratuitamente. Para obter certificados será necessário pagar.

Se estás com tempo, e tens interesse, faz uma pequena pesquisa no google que vais encontrar muita oferta, sobre vários temas. Estas duas plataformas, em específico, têm uma oferta gigante, em várias áreas. Outras plataformas, com ALGUNS cursos grátis relacionados com sustentabilidade, que conheço/usei: futurelearn, openlearn, udemy, a própria Universidade Aberta, em Portugal, às vezes, disponibiliza cursos grátis. Também no youtube é possível encontrar muitas aulas (ainda que, no geral, menos formais).

Este tipo de ensino, na minha opinião, é umas das maravilhas do mundo moderno. Embora não substitua o ensino presencial, permite aprender em qualquer lugar, minimizando algumas barreiras de acesso ao ensino como custo, tempo e deslocações :).

Dúvidas e/ou mais sugestões comentem aqui no blog ou no instagram @hippiepanda_ . Bons estudos 😉 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *