Alimentação e receitas

Crumble de nêsperas vegan

Alô, malta! Tinha aqui um artigo para publicar hoje, mas como me têm pedido a receita do crumble que tenho publicado no Instagram, resolvi adiar o outro tema e falar antes desta maravilha. Visto que estamos na época das nêsperas, muita gente (por ter nespereira ou por ter alguém conhecido com nespereira) tem uma boa dose para gastar, pois a árvore dá muitos frutos. Achei útil partilhar já esta receita, para que, nenhuma nêspera, seja desperdiçada eheh.

crumble de nêspera
Primeiro crumble de nêspera !

Tal como, alguns de vocês, também nós, temos sido presenteados com uns bons kg de nêsperas, nas últimas semanas, oriundas da árvore de um amigo. Gosto de nêsperas, não é a minha fruta preferida, mas, no geral, gosto de qualquer fruta, por isso, não tenho problemas em comer apenas a fruta, “simples”. Ainda assim, têm sido muitas. Também temos tido laranjas da avó do panda para atacar, então, estava com medo de não dar conta das nêsperas a tempo. 

Andei aqui a pensar, o que podia fazer com elas e, primeiro fiz vinagre com as cascas (ainda está a fazer, se tudo correr bem, dou noticias em breve lol ) depois pensei em congelar algumas, mas decidi fazer uma pequena pesquisa, para ver que docinhos dava para fazer. Com as minhas exigências (ser vegan, não levar muito açucar, nem farinha branca, etc lol), nem sempre é muito fácil. Masssss, encontrei esta receita, que me pareceu porreira. Adoro crumble de maçã, então achei que tinha potencial. Tinha de fazer algumas alterações (substituir manteiga, basicamente), mas, à partida, seria uma obra simples. lol. 

Comecei, com uma grande moral, a descascar nêsperas, mas quando passei das 200g vi logo que era melhor fazer apenas meia receita (a original, leva 800g lol). Essa é a única parte chatinha da receita. De resto, tudo muito fácil e rápido (como qualquer crumble, acho eu). Estava sem grandes expectativas, mas quando saiu do forno e provei, ainda morninho, achei MUITOO jeitoso. 

Depois desta linda história introdutória (LOL), vamos ao que interessa – A RECEITA (adaptada, com base nesta). 

CRUMBLE DE NÊSPERAS VEGAN:

INGREDIENTES:

400g de nêsperas

30g de amêndoa com pele

50g de flocos de aveia 

50g farinha integral (usei mistura de vários cereais)

30g óleo de sesamo (ou outro não muito intenso ou doce – com óleo de côco deve ficar bom)

30g açúcar amarelo

PREPARAÇÃO:

Com bimby:

  1. Descascar e descaroçar as nêsperas
  2. Pré-aquecer o forno (180º/190º depende do forno)
  3. Picar as nêsperas – 4.seg,vel5, deitar num tabuleiro de forno pequeno;
  4. Picar grosseiramente as amêndoas com uns “golpes” de turbo;
  5. Juntar a aveia, a farinha, o óleo e o açúcar e envolver 30seg, vol4.
  6. Espalhar a mistura por cima do puré de nêsperas, sem calcar.
  7. Levar ao forno por 30 min (aproximadamente)

Sem bimby:

  1. Descascar e descaroçar as nêsperas
  2. Pré-aquecer o forno (180º/190º depende do forno)
  3. Triturar grosseiramente as nêsperas com a varinha mágica ou liquidificado (se não for possível, esmagar com um garfo), deitar num tabuleiro de forno pequeno,
  4. Picar as amêndoas (num processador ou com a faca)
  5. Juntar numa taça as amêndoas picadas, a aveia, a farinha, o óleo e o açúcar e envolver (semelhante ao processo de fazer granosa)
  6. Espalhar a mistura por cima do puré de nêsperas, sem calcar.
  7. Levar ao forno por 30 min (aproximadamente)

A receita não rende muito, talvez 6 doses pouco generosas (4 grandonas). Podes servir com gelado. 

Fiz alterações para ser um crumble de nêsperas vegan, mas se não for prioritário, para ti, podes consultar a receita onde me baseei que leva manteiga. Em vez de amêndoa, podem ser utilizados outros frutos secos. A dose de açucar, para mim, é suficiente (até demais, talvez venha a reduzir), mas eu não adoro coisas mega doces, por isso adapta a teu gosto :). Na última vez que fiz, utilizei uma parte de aveia e outra de millet (não tinha flocos de aveia suficientes) e ficou muito bom também, mais estaladiço. Penso que a receita deve resultar também com ameixas e, talvez, pêssegos.

Crumble com mistura de flocos de aveia e millet em grão

Espero que gostes, o panda e a vizinhança gostou bastante (nem todos, mas quase todos lol). Se fizeres identifica-me no instagram @hippiepanda, gostava de ver se teve sucesso eheh. Quem tiver receitas para “gastar” nêsperas e queira partilhar, terei muito gosto em divulgar! Para que não haja cá desperdícios de nêsperas, em nenhuma casa!

Para terminar, gostava de relembrar que, se não conseguirmos gastar todas as nêsperas, podemos sempre partilhar com outras pessoas (amigos e familiar, ou pelas redes sociais). ESTRAGAR É QUE NÃO VALE!ahah

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *