fbpx
Viagens

Garrafas de água de plástico na Tailândia (como evitar, sem passar sede)

Quem me acompanha pelo instagram, viu que, no mês passado, estive uns dias a viajar (que saudades eheh). Viu também, que nunca comprei garrafas de água de plástico, na Tailândia.

Neste artigo, vou contar-te como consegui passar 16 dias na Tailândia, sem comprar nenhuma garrafa de água descartável de plástico. Ah… e importa realçar que bebi água potável e não passei sede ahah.

como evitar garrafas de água de plástico na Tailândia: PREPARAÇÃO

Como pessoa que tenta viver de forma mais sustentável, estou habituada, a questionar aquelas coisas que as pessoas “normais” lol consideram inquestionáveis. Por isso, antes de viajar, dediquei algum tempo a descobrir como iria evitar reduzir o meu impacto, durante estes dias na Ásia. Consciente que, só a viagem de avião, é logo um mega fail do ponto de vista da sustentabilidade… Mas é assim, a vida acontece. Então, sabendo que, em termos de transporte, só ia fazer “disparates”, restou-me ver no que podia minimizar o meu impacto.

Cedo me deparei com a questão da água potável… E, todas as pessoas com quem falei, me disseram que ia ser inevitável. Ainda assim, decidi investigar mais para ir preparada, ainda que pouco confiante…

Só para enquadrar: na Tailândia, como em grande parte do mundo, a água da torneira não é potável.

Antes de viajar, perdi algum tempo a pesquisar o que podia levar para evitar lixo (podem ver o kit zero waste que levei, aqui ). E, como podia fazer para evitar garrafas de plástico de plástico, na Tailândia. Li o post da Monica Rosquillas e da Lidsay Miles sobre isso. Fiquei, relativamente, tranquila. Percebi que iria ser possível evitar algumas garrafas de água de plástico. Mas, saí de Portugal, convencida que, em algumas alturas, não ía ter hipótese. Ía decidida a fazer disso uma prioridade mas, ao mesmo tempo, tinha noção que, por não viajar sozinha (nem com zero wasters lol), talvez tivesse que ceder, em alguma ocasião (that’s life).

Masssss, para meu próprio espanto, ao fim de 16 dias, pude orgulhar-me de não ser responsável nenhuma garrafa de plástico perdida pelas praias paradisíacas da Tailândia!!!

Porque evitar garrafas de água de plástico na Tailândia?

Não só na Tailândia, mas na maioria dos países asiáticos, o plástico descartável é um problema BEM VISÍVEL. Não é como cá, que sabemos que existe, mas está disfarçado. Lá não há grande separação, nem reciclagem. O plástico acaba MESMO no mar. Não dá para não ver a cada metro que caminhamos na praia…

Como fiz

Então, como consegui evitar garrafas de água de plástico descartáveis e encontrar água potável ?

DICAS:

Primeiro, andava sempre com as minhas garrafas para encher e enchia sempre que possível. Mesmo que ainda tivesse alguma água, bebia para encher novamente. Isto porque, às vezes, não sabia quando voltaria a ter acesso (e eu bebo alguma água, lá, talvez, 3L por dia) .

Segundo, estava sempre atenta aos bebedouros (quer fosse no aeroporto, no Hostel, no café, etc.) e pedia para encher as minhas garrafas.

ONDE ENCHER:

Em alguns locais, encontrei as máquinas abaixo, para comprar água. Paga-se muito pouco e sai muita água. Se usares, vai preparado para trazer 2/3L de água.

máquina para comprar água potável (sem garrafas de água de plástico) em Chiang Mai
Máquina para comprar água em Chiang Mai.

Quando não ficava/ia a locais que tivessem água, recorria ao mapa da Trashero. É uma iniciativa que mostra locais, onde podemos reabastecer gratuitamente as nossas garrafas. Também organizam limpezas de praia que, com pena, não tive oportunidade de participar.

Sem dúvida que, os estabelecimentos aderentes à Trash Hero, foram a minha salvação, em muitos sítios. É incrível a amabilidade, com que fui recebida, em todos os locais aderentes. Todas as pessoas, me pareceram, igualmente, comprometidas a evitar plástico. Fui a vários pontos. Desde estabelecimentos locais, onde enchiam um jarro com água do garrafão de 20 litros e depois passavam para a minha garrafa. A centros de mergulho estrangeiros, totalmente ocidentalizados. Em todos fui MUITO bem recebida. Era só chegar aos sítios e pedir para encher. Uma vez, em Koh Lanta, à noite, fui ao único sítio aberto no caminho para casa e uma menina, super querida, foi pôr gelo no dispensador, para me dar água fresca.

Importante: Se, em alguma altura, tivesse comprado água engarrafada, tentaria comprar na maior embalagem disponível (garrafão, se possível). Não ía morrer à sede, para evitar garrafas de água de plástico, na Tailândia!!

Acho útil deixar os locais onde estive e como fiz:

Evitar garrafas de água de plástico, na Tailândia | como fiz, por locais:

Acho útil deixar os locais onde estive e como fiz. Assim, conseguem perceber melhor a dinâmica. Embora seja possível, é preciso alguma dinâmica lol.

Bangkok

O hostel onde fiquei tinha dispensador de água, enchi sempre lá. Também no aeroporto (há vários pontos de água, geralmente ao pé da casa de banho).

Dispensador no hostel em Bangkok,
Dispensador no hostel em Bangkok, água quente também 🙂.

Chiang Mai

Na máquina, perto do hostel nesta rua (e noutra também nessa zona que não encontro no mapas). No santuário, que visitámos. Nesta loja (tem várias coisas interessantes, cosmética natural, acessorios ZW, etc.) que encontrei, por acaso. Mais tarde, já nas Phiphi, li este guia, com várias lojas interessantes, em Chiang Mai, que tive pena de não visitar. Enchi também no aeroporto.

Bebedouro no aeroporto de Chiang Mai.
Bebedouro no aeroporto de Chiang Mai (partidas voos domésticos). Também tenha ao lado um dispensador de água quente.

Phuket

Só fiquei uma noite, mas pedi na recepção do alojamento e encheram me as garrafas. Se precisares usa o mapa Trashhero ou o guia, referido no parágrafo anterior.

Koh Lanta

Usei o mapa Trashhero. Há muitos pontos pela ilha! Aqui, foi o único sítio que pedi, no alojamento onde ficámos e não me encheram a garrafa, não sei se perceberam o que pedia…

Koh Lipe

Usei o Trashhero e no alojamento onde fiquei havia dispensador. Nesta ilha, também há muitos pontos!

Dispensador de água em Koh Lipe
Dispensador no bar do alojamento onde ficamos, Koh Lipe.

Koh Phi Phi

Usei a Trashhero e fui sempre aos 2 centros de mergulho, a caminho do nosso quarto. Não há muitos pontos na ilha. Também enchi num café, perto do viewpoint. Foi o único local onde paguei e, embora tenha achado o valor um pouco elevado, pois foi o mesmo valor de uma água engarrafa, não sou nada contra pagar. Alguém paga sempre, por isso, faz sentido ser quem consome. No alojamento, em que ficamos, só havia água quente (mas havia gelo), desenrasquei-me assim uma vez.

Krabi

Tínhamos dispensador no hotel e enchi no aeroporto (é logo quando passas a segurança, mas se não encontrares, pergunta!).

Vários sítios onde fiquei ofereciam amenities que incluíam água engarrafada. Recusei sempre tudo.

Na rua, era sempre um desafio conseguir uma refeição ou uma bebida sem descartáveis. Tinha de estar mega alerta, o uso de plástico é um bocado indiscriminado. Enquanto pedia, mostrava logo os meus recipientes e dizia “can be here? No plastic please” – foi sempre na boa. Em algumas alturas, senti-me um mix entre alien e celebridade, porque chamavam a família para ver o meu kit. Os turistas também ficavam a olhar e, muitas vezes, falavam comigo, a elogiar a atitude.

Se precisares de alguma dica fala comigo pelo instagram que ajudo, no que conseguir (não digo para o fazerem, por aqui, porque ainda me estou a ambientar lol).

ATENÇÃO: as palhinhas são mesmo uma praga, pede tudo SEMPRE sem palhinha e mostrem a vossa (mesmo que não a vão usar) para ficar claro. Fui responsável por mais palhinhas em 2 semanas do que nos últimos 3 anos, porque, ao início, pedia, mas não insistia e, provavelmente, não me percebiam bem.

Espero que esta partilha sobre a minha experiência te ajude a evitar garrafas de água de plástico na Tailândia. Se quiseres saber mais sobre como evitei descartáveis nesta viagem, vê este artigo, com o kit Zero Waste que levei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.