fbpx
Casa e limpezas,  Moda sustentável

Grupo de Destralhe

grupo de destralhe

Já falei, várias vezes, sobre este tipo de grupos de destralhe (entre outras vezes, aqui). O objetivo é salvar artigos, que, de outra forma, seriam descartados no lixo, mas ainda podem ser úteis para alguém. Também já disse que há um grupo desses, na zona onde vivo e que já dei/recebi várias coisas por lá. Recentemente, no direto, no instagram, com a Filipa (VidaECOnsciente), falei um pouco disso e decidi que estava na altura de fazer este artigo, esquecido há meses.lol.

O que é?

Os grupos ou locais de doação não são nada de novo, existem há bastante tempo com cariz solidário. O que é novo (como quem diz lol) é o grupo de destralhe (ou doação) com o objectivo de evitar lixo.

A intenção do grupo não é caridade (embora também possa acontecer como efeito secundário). Mas sim evitar que, coisas que estão boas para utilizar (ou reaproveitar), sejam descartadas no lixo e, eventualmente, acabem em aterros.

O movimento mais conhecido e, provavelmente, o que teve maior repercussão internacional, é o Freecycle. Foi fundado em 2003, no Arizona e conta com uma rede que está espalhada pelo mundo todo. Existem grupos em vários países e zonas, com atuação local. Basicamente, qualquer pessoa pode ir ao site: aceder ao grupo da sua zona e publicar coisas que tem para dar ou que procura, caso alguém se queira desfazer. Podem ver os grupos existentes em Portugal aqui.

Como funciona um grupo de destralhe?

Para além da rede freecycle, que mencionei anteriormente, existem vários grupos de doações no facebook. Uns a nível nacional, outros local. Irei pedir no instagram que partilhem os que conhecerem, passa por lá.

Nos grupos que conheço, as doações funcionam de forma simples: a pessoa que tem coisas para destralhar publica fotos dos artigos (eventualmente, de algumas características, como medidas ou estado) e local onde podem ser levantadas (nos grupos com abrangência nacional, se há possibilidade de envio por correio). Nas publicações de artigos procurados, a lógica é mais ou menos a mesma, diz-se o que se procura e em que zonas pode ir buscar (ou se tem interesse em envio por correio). Alguns grupos são públicos, outros privados com entrada a ser aprovada pelos membros/administradores. De qualquer forma, convém ler SEMPRE as normas do grupo, para não atrapalhar o funcionamento.

Como criar um grupo de destralhe no facebook

Se não tiveres nenhum grupo na tua zona e achares que é algo necessário, que gostavas de incentivar, podes criar um! Basta criar um grupo “normal” no facebook, adicionar pessoas que conheças e vivam nessa zona e, eventualmente, dizeres para fazerem o mesmo.

Para que o grupo funcione, convém criar algumas normas (exemplo: como devem ser feitas as publicações, o que devem fazer as pessoas interessadas nos artigos, como deve ser feita a recolha, se é destinado apenas a pessoas locais, etc.. Se precisares de ajuda, manda-me mensagem!).

Pela minha experiência (conto no próximo tópico), a parte mais “trabalhosa” é resolver eventuais conflitos entre membros. Por isso, aconselho que as normas sejam bem claras, para não haver equívocos. Quanto mais membros tiver o grupo, maior a probabilidade de acontecer algum mal-entendido. Mas, também, maior o potencial de aproveitar coisas (teoricamente, pode não acontecer caso os membros não participem…).

A minha experiência com o grupo de destralhe local

Se não me engano, no final de 2018, uma das minhas irmãs, criou um grupo de doações local (talvez num raio de 5/10 km no máximo) na zona onde vivemos. O grupo foi inspirado no conceito da rede freecycle, mas ainda mais local (sendo que vivemos numa aldeia lol).

O grupo tem tido uma dinâmica muito interessante. Não só permite fazer doações/procurar artigos. Como também permite, publicações a avisar de algum artigo que tenhamos visto no lixo (com foto/descrição do sitio onde está ou nome da rua…) para se alguém quiser ir buscar (eu sou um radar lol sempre que vejo um móvel jeitoso ao lado do lixo, público logo antes que seja recolhido para ir mesmo para o lixo lol ). E ainda, permite empréstimos, o que, a meu ver, é muito interessante.

Do que acompanhei da experiência da minha irmã, enquanto administradora, durante uns meses, a parte mais chatinha é resolver eventuais conflitos entre membros e inspeccionar as publicações de pessoas que não cumprem as normas (daí dizer que é MUITO IMPORTANTE ter normas e “obrigar” a que todos leiam lol).

Às vezes, as pessoas também não compreendem bem o objetivo “evitar que coisas úteis vão para o lixo” e acham que “não tem jeito nenhum” doar determinada coisa, inclusivamente, se for preciso, inspeccionam as publicações dos outros LOL. Eu própria, de vez em quando, oiço comentários em relação a alguma partilha que fiz tipo “epa, há limites, achas que alguém vai aproveitar determinada coisa”, mas tudo bem, fico tranquila, porque percebo que quem faz esse tipo de comentários não percebe (verdadeiramente) a intenção destes grupos … Felizmente, onde uns vêm lixo, outros vêm recursos…

Tirando estas situações menos fixes, só posso dizer coisas boas!

Recomendo a todos que criem um grupo na sua zona (ou até apenas com a família e amigos), pois é incrível a quantidade de recursos que são desperdiçados apenas por falta de comunicação!
Vasos e roupas recebida através do grupo de doações. Cadeira que dei através o grupo .
Vasos, roupa e copo (óptimo para viagem) recebidos através do grupo de doações. Cadeira que estava a mais cá em casa e dei através do grupo.

O grupo aqui atingiu proporções fora da internet. Uma pessoa disponibilizou um pequeno espaço de apoio ao grupo de destralhe, onde qualquer pessoa pode ir buscar e doar coisas, que abre por voluntários. Já houve uma pequena banca com peças para dar, oriundas do grupo, na festa da aldeia.

Os administradores já mudaram, o que, pessoalmente, acho interessante, pois torna o grupo mais dinâmico. Entre outras coisas boas que potenciou.

Esta é a minha experiência e perspectiva, não quer dizer que seja igual à de todos. Nada como experimentares, seja apenas para dar/receber num grupo já existente, seja como criador de um novo grupo!

Tshirt e calções   Recebidos pelo grupo de doações
Calções vintage e tshirt recebidas pelo grupo de doações.

Espero que esta partilha sobre grupos de destralhe tenha sido útil e se tiveres alguma questão em que eu possa ajudar, manda-me mensagem para o instagram @hippiepanda_ .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.