Viagens

Kit Zero Waste de Viagem

Em casa, não tenho nenhum kit zero waste, preparado. Normalmente, adapto conforme o dia/evento (depende de onde vou, o que vou fazer, etc.). Mas, quando vou de férias, levo sempre o meu kit zero waste de viagem.

No dia a dia, como uso uma micro mala, as únicas coisas com que ando são: um guardanapo, uma garrafa de vidro reutilizada (daquela de compal) e, às vezes, um saco de pano dobradinho. Depois adapto: se for comer fora, levo um recipiente para se sobrar. Se for a uma festa um copo (eventualmente, palhinha), talheres e caixa com tapa (que serve como prato ou tigela e no fim, tapo e lavo em casa). Se for às compras, sacos e frascos…

Em viagem é diferente. Para além de ser mais difícil, prever o que vou fazer, nem sempre tenho acesso a recipientes, copos, etc. Por isso, tenho alguns essenciais que levo quase sempre.

Este kit zero waste de viagem dá para qualquer sítio?

O Kit que te mostro, é o que levei para a Tailândia. Foi adaptado para esta viagem, em especifico. Mas, não é muito diferente do que levo, para todas as viagens maiores. E, sem dúvida, é o que levaria para qualquer pais asiático.

Na publicação que fiz no Instagram, estão mais coisas. Isso porque, parte delas, eram a contar com o panda. Mas, acho mais fácil incluir aqui o kit zero waste de viagem para 1 pessoa (apenas).

Por isso, diria que sim. Dá para qualquer destino. Podes (e deves) adaptar alguns utensílios, mas no geral dá para qualquer viagem.

KIT ZERO WASTE DE VIAGEM

Garrafa reutilizável de inox

Duas garrafas reutilizáveis de inox (1L+0,5L) . Principalmente, para encher com água. Acho importante ter pelo menos 1,5L para armazenar água. Dependendo dos locais, não dá para estar sempre a encher, de novo. Em alguns sítios, não é assim tão fácil encontrar água potável. Por exemplo, nesta viagem à Tailândia, não foi assim tão fácil encher as minhas garrafas potáveis, podes ver neste artigo sobre como beber água sem plástico na Tailândia , como fiz.

As garrafas também pode ser usadas para outras bebidas, bem como, para armazenar compras a granel.

Garrafas reutilizáveis de inox

Copo de 500ml com tampa

O copo que tenho é de plástico, daqueles dos batidos da malta do gym lol. No dia que este morrer e comprar um novo, será de inox. Até lá, viverei com este super leve e cheio de substâncias tóxicas lol. Uso-o para bebidas, compras a granel e encher com água quando preciso de armazenamento extra.

copo reutilizável de plástico

Copo pequeno com tampa

Mais uma vez, o meu é de plástico (era dos meus sobrinhos, OMG!). Sonho com o dia que terei um keepcup (ou semelhante lol). Uso-o para café, bebida, taça para aveia overnight, transportar snacks, comprar alguma coisa a granel. Ahhh e sim, caso não tenhas reparado, sou essa nerd que leva comida de casa .lol. Nesta viagem, em especial, levei 2 doses de aveia preparada (aveia, canela, fruta desidratada), para se precisasse de algum snack/pequeno almoço, à última da hora. Foi o nosso pequeno almoço, num dos dias. É uma boa dica, não só para evitar desperdício, como dinheiro.

Recipiente retrátil/dobrável

Voltamos à reutilização de plástico, não é lol. Tenho este tupperware de plástico, cedido pela minha irmã, há anos. É muito prático, faz de prato ou de taça. A maior vantagem dele, é que ocupa muito pouco espaço quando fechado. Há opções semelhantes em silicone. Mas, honestamente, acho que qualquer caixa de plástico, inox ou vidro (mais pesado) serve para este efeito. Para isso, basta escolheres uma caixa com boca larga e alguma profundidade. A única diferença, é que ocupa um pouco mais de espaço.

recipiente retrátil

Talheres

Reutilização de plástico parte 2000 lol. Uso quase sempre esses talheres da foto: colher medidora de plástico (1 lado sobremesa, outro café +/-), faca e garfo de plástico de criança, pauzinhos de bambu e palhinha de inox. Tenho sempre este conjunto de talheres preparados para viagem, porque dão para levar em viagens de avião (devolvo os descartáveis). Os pauzinhos nem sempre levo…

talheres reutilizáveis

Guardanapo de pano + lenço de pano

Para usar como guardanapo, para receber comida de mão, na rua. Também dá jeito, para usar transportar alguma coisa (embrulhando).

lenços de pano reutilizáveis

Saco de pano

Quase me esquecia deste grande aliado! Levo pelo menos um saco de pano, tipo do pão de tamanho médio. Normalmente, é onde vai o kit dentro. Uso-o para pão, legumes, pastelaria, queijos, compras a granel. Portanto, serve para transportar qualquer alimento seco. Também levo sempre um saco de pano de algodão (ou sintético dobrável, é o que tenho lol), para transportar as compras.

Podes evitar descartáveis em viagem com o que já tens em casa!

Tudo o que levei neste kit, já tinha em casa. Como é evidente, pela chiquesa dos meus artigos, nada foi comprado, especificamente, para este efeito.

Na verdade, parte das coisas, nem foram compradas por mim: o copo grande deram-me pelo freecycle; os talheres de plástico e copo pequeno vieram dos sobrinhos; o guardanapo e lenço foi resgatado, de casa da minha mãe; e o recipiente dobrável, foi cedido pela minha irmã, pois tinha a mais.

Isto tudo, para concluir que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, muitas vezes, temos, em casa, tudo o que é necessário para evitar plástico/descartáveis na rua. Não é preciso comprar coisas NOVAS, especificamente para esse efeito.Quando precisar de substituir, algum destes objetos, vou optar por outros materiais (inox provavelmente, à exceção dos talheres para viajar). Até lá, irei usar o que tenho mesmo que seja em plástico*.

*já referi no Instagram que utilizo os poucos recipientes de plástico, que ainda tenho, para este tipo de situações (acampar, viagens, praia, etc). Pois, são mais leves do que os de vidro. Se não queres mesmo usar plástico, por razões de saúde, sugiro que does ou vendas os recipientes que tenha. NÃO MANDES PARA O LIXO, se ainda estão bons para usar!!

Até ao próximo artigo! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *