
Parmesão Vegano de Amêndoa – Receita fácil
Quem me segue no instagram ou convive comigo, sabe que estou, há meses, apaixonada por este queijo, que não é queijo. Este parmesão vegano de amêndoa, não é queijo definitivamente.Não tem qualquer ingrediente de origem animal. Mas, se não soubesse o que era e me dissessem que é um tipo de queijo (animal) qualquer, acreditava. Embora, por vários motivos, coma com MUITO menos frequência, sou uma grande apreciadora de queijo. Imaginem o excitex quando descobri este!
É engraçado que, algumas pessoas que não gostam de queijo de origem animal, provaram esta receita de parmesão vegano de amêndoa e adoraram.

Como usar o parmesão vegano de amêndoa
Uso-o em várias coisas: saladas, por cima de tostas, a finalizar massas/ risotto, até no meio das sandes! Não dá para gratinar, nem derrete. O que faço, quando o quero incluir num prato de forno, é adicionar só mesmo quase no fim (para não tostar muito).
Receita de PARMESÃO VEGANO DE AMÊNDOA
A receita é, basicamente, igual a esta da Amanda do blog mamaeatsplants. O que fiz foi torná-la mais tuga/local.
A receita original utiliza cajus. Como tenho sentimentos mistos em relação aos cajus, sempre que consigo substituo-os nas receitas. São dos meus frutos secos preferidos, mas, vivendo em Portugal, é bem mais sustentável consumir amêndoas nacionais. Guardo a minha dose de caju vindo de sítios longínquos para dias de festa :).
Ingredientes:
- 1/2 cháv. amêndoas com pele
- 1/2 cháv. amêndoa sem pele
- 1/4 cháv. de sementes de girassol ou de abóbora (ou mix de ambas)
- 1/4 cháv. levedura nutricional*
- 1 c.sopa de sal
- 1 c.chá de alho em pó
- 1 c.chá de cebola em pó
Como fazer:
Triturar tudo na bimby ou liquidificador até ficar granulado. Está feito! Atenção: não triturar muito para não ficar em pasta!
*levedura nutricional – encontras à venda em lojas bio, de produtos naturais, ou na secção dedicada a vegetarianos/vegan dos hipermercados. É fundamental nesta receita.
À excepção da levedura nutricional, comprei tudo a granel e nos meus frascos :). Se fores de Sintra/Lisboa e não souberes onde encontrar algum dos ingredientes, mande-me mensagem no instagram ou escreve aqui nos comentários, que ajudo-te!

