frasco de mostarda caseira
Alimentação e receitas,  Recursos

Prendas Sustentáveis: 25 prendas para comer

frasco de mostarda caseira
Mostarda caseira para oferecer

Olá, malta! Preparei dois artigos sobre o Natal, talvez já um pouco em cima da hora, mas espero que ainda sejam úteis. Vou começar com uma lista de prendas sustentáveis só com comida ( sou uma foodie, já sabemos lol). Na lista que se segue, vou deixar um conjunto de ideias (e não receitas) para fazer em casa e outra parte com ideias de prendas “já feitas”, para comprar.

Desde sempre que adoro estas listas, acho-as crominhas, mas muito úteis e práticas! Por isso, se também és fã, podes ver aqui a primeira lista deste género que fiz aqui para o blog. É uma lista com ideias para evitar plástico descartável que fiz, quase há um ano (OMG! o tempo passa na mecha lol).

PRENDAS DE NATAL SUSTENTÁVEIS: COMIDA

Para fazer em casa:

Para além das ideias, vou deixar no final alguns blogs de receitas que vejo, com frequência, de onde podem tirar algumas receitas. Mas, o objetivo é tirares daqui ideias para procurares receitas. Tenho a certeza que encontrarás alguma que te interesse, adaptada à tua situação especifica (vegan, não vegan, ingredientes que tens à disposição, gosto das pessoas a quem vais oferecer).

  1. Doce de abóbora/ Dióspiro / qualquer fruta ou legume DA ÉPOCA
  2. Amêndoas caramelizadas
  3. Mostarda caseira
  4. Picante caseiro
  5. Granola caseira (doce ou salgada) 
  6. Bolachas/bombons caseiros
  7. Crackers caseiros
  8. Frutos secos temperados (tipo aperitivo) 
  9. Sal ou açúcar aromatizado 
  10. Azeite aromatizado (despacha-te porque tem de apurar 2 semanas ahah)
  11. Manteiga de frutos secos (simples ou com cacau, canela, etc) 
  12. Parmesão vegan (a única que tenho receita!! e das boas, aqui )
  13. Preparado para overnight oats/papas (podes tirar ideias nesta publicação do instagram do blog)
  14. Chai (preparado de especiarias) 
  15. Preparado para leite com chocolate

Alguns blogs de receitas: Made by choices, Comer cresce criar, Blog da Spice, Nem acredito que é saudável, Senhora do monte, Dicas da Oksi .

Para comprar:

Quase todas as ideias anteriores, também podem ser compradas feitas. Apesar de, todas as ideias de cima, serem receitas relativamente simples, se não estiveres com tempo, podes procurar já feitas. E, também, algumas das próximas ideias, podem ser feitas em casa. lol. Que troca-tintas que estou ahahah. Bem, mas nesta 2ª parte, selecionei produtos mais elaborados para fazer em casa (tipo enchidos vegan ). Tenta comprar a produtores locais e/ou nacionais, preferencialmente biológico.

  1. Chá / infusões – tenta comprar a granel. Encontras em lojas a granel ou em lojas de chá.
  2. Especiarias – tenta comprar a granel. É giro dar misturas menos vulgares, como Garam Masala, por exemplo.
  3. Preparado de arroz/cucus/quinoa etc – encontras em lojas a granel, na Maria granel há, por exemplo, mas também já vi noutras lojas.
  4. Vinho – um clássico, mas quase infalível lol. Ideia original: fazer um rótulo personalizado. Tenta por vinhos de produção biológica.
  5. Queijo vegan – há muitas opões no mercado. Dá preferencia a produtores nacionais.
  6. Enchidos vegan – o mesmo que o 5 .
  7. Café – podes, por exemplo, ir a uma casa de café e escolher um café especial. É uma ideia gira não só para grandes apreciadores, mas para qualquer pessoa que faça café em casa. Se tiveres acesso, opta por café bio e de comercio justo.
  8. Pastelaria vegan – Para quem tem acesso (não é o meu caso lol) é uma boa ideia oferecer umas gulodices. Dica não digam aos veganofóbicos que não tem nada de origem animal, eles nem vão notar.
  9. Vale para pastelaria/ restaurante vegan – para dar mesmo a quem não tem uma alimentação de base vegetal. Até te podes oferecer para marcar para teres a certeza que é usado.
  10. Workshop culinária vegetal – ideal para quem se está a iniciar na alimentação vegetal (ou quer). Também uma boa prenda para quem já faz uma alimentação vegetal, mas quer aprofundar temas específicos como iogurtes vegetais, por exemplo.
Desde que tento oferecer prendas mais sustentáveis que esta é quase sempre a minha opção, oferecer comida!

Dá para todos. Posso fazer em casa ou comprar feito. É fácil acertar.

Oferecer prendas para comer, não é nenhuma novidade. Quem nunca recebeu Ferreira no natal de alguma tia atire a primeira pedra ahaha. Mas, as ideias que dei, são alternativas para quem quer evitar embalagens desnecessárias, produtos com elevada pegada ecológica, etc. 

Tentei dar opções sazonais e produtos nacionais, embora em algumas receitas tenham ingredientes mais longínquos… Ao dar este tipo de prendas, guio-me mais ou menos lol, por esta regra: vegetal em vez de animal, dentro do vegetal preferir local/nacional em vez de internacional. 

Como já não falta assim tanto tempo para o Natal, optei por receitas que não precisassem de muito tempo de repouso (como essência de baunilha, por exemplo).

Usa sempre frascos reutilizados (pede a amigos e família) e, se gostares, decora-os. Eu sou muito básica (como se vê pelo da foto lol). Mas, se fores mais paciente, há muitas ideias no Pinterest. Já sabes, tenta também reutilizar materiais na decoração!

Atenção: Estas prendas só são prendas de natal sustentáveis se achares que a comida vai ser consumida, se for para ser desperdiçada, não faz sentido! Por isso, certifica-te que a pessoa a quem vais oferecer, aprecia o que vais oferecer.

Espero que esta lista de prendas sustentáveis comestíveis vos tenha ajudado a diminuir um bocadinho a grande pegada ecológica desta época. Infelizmente, o Natal, por ser caracterizado por TANTO consumo (consumismo, na verdade) em todos os sentidos, quer nesta questão das prendas, quer na fartura exagerada das ceias de Natal, não é uma época propriamente sustentável. 

Durante estas duas primeiras semanas de Dezembro, vou voltar com mais sugestões para reduzir o impacto durante esta época. Até lá, podes seguir-me no instagram (já voltei eheh) e subscrever a NEWSLETTER AQUI (ou à direita no blog) para não perderes nada. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *