Prenda embrulhada em papel reutilizado
Recursos

Prendas sustentáveis (parte 2)

prenda embrulhada em papel reutilizado
Prenda embrulhada em papel de saco que se rasgou. Laços para fechar com fita reutilizada.

Olá! A semana passada, partilhei aqui, algumas ideias de prendas sustentáveis, todas para comer. Umas para fazer em casa, outras para comprar feitas. Hoje, volto com mais uma lista de 20 ideias. Desta vez, sem gulodices.ahah.

Uma prenda sustentável é, mais do que tudo, uma prenda que vai ser usada/consumida.

No artigo anterior, esqueci-me de realçar uma coisa importante: uma prenda sustentável é, mais do que tudo, uma prenda que vai ser usada/consumida. Não faz sentido, ofereces artigos que sabes que nunca vão ser usados ou consumidos. Para oferecer coisas que vão acabar no lixo, mais vale não oferecer nada.

Oferecer prendas “consumíveis” é sempre uma boa opção. Pois, se conhecermos bem a pessoa a quem vamos oferecer, conseguimos acertar em produtos que vão consumir. Se estiveres na dúvida, oferece produtos que toda a gente usa (sabonete, azeite, etc),

Contudo, como boa idiota que sou, se quiseres mesmo oferecer uma prenda, mas tens dificuldade em encontrar algo, sustentável, que acredites que vai ser utilizado, vou deixar também uma solução para ti! (Vê a ideia 13).

Sei como nem sempre é fácil encontrar opções, amigas do planeta, para todos. Especialmente, para os que acham que até é giro (e até admirável lol) ver os outros fazerem mudanças, mas eles “não estão para isso”.LOL. Embora possas não acreditar, sou uma grande amiga de alguns seres dessa raça. Amigos que ainda nem reciclagem fazem, ainda vos amo, mas pouco.ahah.

Sem mais tagarelices, vamos ao que interessa!

20 ideias para prendas sustentáveis:

  1. Cosmética natural: para fazer em casa ou comprar feita. Para receitas, procura no Pinterest (tenho um álbum com algumas ideias) ou em blogs (do blog Hashtag Dondoca, encontras algumas). Para comprar feito, opta por produtores nacionais, que usem produtos locais e biológicos. Aqui na zona de Sintra, onde vivo, conheço a Sintr’Aromas e a Raiz D’Oliva.
  2. Whorkshops ou cursos: no artigo anterior, falei apenas de workshops relacionados com a alimentação.No entanto, existem cursos sobre inúmeras temáticas, para todos os gostos. E, com a pandemia, a oferta de cursos online aumentou bastante. Podes procurar nos motores de pesquisa, em sites como o Hotmart, diretamente com os formadores (como por exemplo, no site da Biovó).
  3. Artesanato: existem muitos artesãos portugueses a quem podes comprar. Como este ano, devido à pandemia, a maioria das feiras foi canceladas, é ainda mais importante apoiar estes pequenos comércios. Opta por artesanato feito com materiais locais ou upcycling (como a Uptoyoubazaar, por exemplo).
  4. Compra em segunda mão: para os amantes de vintage, esta é uma óptima prenda (não há dúvidas, ahah). Mas, para quem não é especial fã de antiguidades/vintage, também há várias opções (incluindo, como novas). Se precisares de ajuda para procurar, lê este artigo. Se quiseres oferecer tecnologia, podes ver aqui onde comprar em segunda mão (inclusive, com garantia). Já é tempo de normalizar as prendas em segunda mão!!
  5. Vale para viagem: é uma prenda, relativamente, frequente, mas podes torná-la mais sustentável. Opta por datas fora da época alta e por alojamentos com preocupações ambientais. Podes incluir bilhetes de comboio. A CP tem o bilhete Intra_rail, que é uma prenda gira para malta nova (da qual, eu, estou quase a deixar de fazer parte lol).
  6. Vale experiência: há inúmeras experiências que podes oferecer, mas claro, o ideal será optar por experiências mais sustentáveis, como caminhadas, etc.
  7. Livros: preferencialmente, em segunda mão e/ou em versão digital. Certifica-te que vais oferecer a alguém que tem habito de ler, caso contrário é só desperdício de recursos.
  8. Utensílios reutilizáveis: esta é a prenda ideial para aqueles amigos que precisam de um empurrãozinho. Aqueles que estão constantemente a reutilizar uma garrafa de plástico descartável, mas nunca mais compram uma verdadeiramente reutilizáveis. Podes oferecer sacos para comprar fruta e legumes, pinça para chá, copo menstrual, etc.
  9. Compostor: esta era a prenda que me podiam oferecer para o ano. ahah. Ideal para quem tem horta, mas boa para qualquer pessoa que tenha “abertura” para começar a compostar.
  10. Kit detergente eco : é uma prenda diferente, mas acho óptimo para oferecer aos mais céticos. Um mini kit comprado a granel para experimentarem é uma boa opção. Certifica-te que explicas onde é possível reabastecer.
  11. Plantas: dão sempre uma bela prenda. Tenta oferecer plantas autóctones. Pessoalmente, acho que árvores de fruto são uma prenda mais engraçada. Podes fazer mudas das plantas que tens em casa, para oferecer (dica da Rita, do blog Plant a choice).
  12. Assinatura/mensalidade de algum conteúdo que a pessoa goste: aqui há inúmeras possibilidades. Algumas ideias: oferecer a mensalidade de algo no Patreon, oferecer a anuidade do Coursera Plus (certificados), Jornal online…
  13. Oferecer uma doação: esta é a das minhas opções favoritas. Doar em nome daquela pessoa. Isto é, doar x € em nome da pessoa. Pode ser doar a uma instituição de solidariedade, plantar uma árvore, apadrinhar um animal…
  14. Kit para produçao de cogumelos caseira: existem algumas empresas a comercializar este tipo de kits e é uma experiência muito gira.
  15. DIY/Faça-você-mesmo com materiais reutilizados: para os mais prendados em trabalhos manuais, há projetos infinitos. Deste macramé com tecido reutilizado e paus apanhados na praia, a velas com óleo reutilizado.
  16. Oferece um serviço: nem sempre é muito fácil ter ideias, mas tenta descobrir algo que a pessoa goste ou precise. Um dia de jardineiro a um amigo que tenha o jardim caótico, uma lavagem de carro, etc.
  17. Versão mais sustentável: sabes que a pessoa vai precisar de alguma coisa específica, oferece-lhe a versão sustentável. Alguns exemplos: escova de dentes de madeira e/ou com cabeças amovíveis, molas de madeira, etc.
  18. Alugar talhão de terra : para quem adorava ter uma horta, mas não tem espaço.
  19. Sementes para cultivar: adaptadas ao espaço que a pessoa tem, claro.lol. Existem algumas opções originais, como estes calendários, com sementes, da Life in a bag.s
  20. Máscara Reutilizável: esta é a prenda especial 2020 ahahah. Mas para que em 2025, não estejamos a nadar em plástico descartável, é bom que usemos máscaras reutilizáveis, sempre que possível. Dá preferencia a tecidos orgânicos.

Dica extra:

Dá coisas que não usas e/ou prendas que não tenhas utilizado.Se faz sentido e sabes que a pessoa a quem vais oferecer vais gostar, dá algo que estava prado em tua casa. Sempre que guardamos coisas que não vamos utilizar, estamos a aprisionar recursos. Esses recursos, podem ser aproveitados por outras pessoas!

Espero te ter ajudado a optar por prendas (mais) sustentáveis. O Natal é uma época muito pouco amiga do planeta, no sentido em que são gastos MUITOS recursos, mesmo. É importante, não deixarmos que esta época seja desculpa para consumir de forma desenfreada e totalmente desnecessária. Como mostrei, existem opções mais sustentáveis para oferecer prendas, desde que sejam, SEMPRE, oferecidas em consciência.

Se quiseres mais algumas dicas para reduzir o impacto, nesta época, passa no Instagram @hippiepanda_ . Vou partilhar, por lá, mais algumas dicas.

Para ficares a saber todas as novidades, subscreve a NEWSLETTER do blog aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *