Viagens

Roteiro de Autocaravana pelas Astúrias e Cantábria

Esta artigo é a continuação o relato de Agosto (primeira parte, aqui). Desta vez, conto-te o nosso roteiro de autocaravana pelas Astúrias e Cantábria. Optei por dividir o mês por dois artigos, pois, caso escrevesse apenas um, ficaria gigante e bem mais massudo. Espero que, assim, seja mais prazeroso acompanhar esta nossa aventura por Espanha, agora pelo Norte.

Roteiro de Autocaravana pelas Astúrias e Cantábria

Astúrias

Depois dos últimos passeios nas praias da Galiza, já podíamos desconfiar o que nos reservava a incrível costa do mar cantábrico. Sítios soberbos. Infelizmente, o tempo não nos presenteou com muitos dias de praia, mas aqueles que tivemos foram divinos.

Tapia de Casariego

Passámos por Tapia de Casariego, pois eu queria conhecer a piscina natural. Da estrutura de uns antigos viveiros, fizeram uma piscina. A piscina em si, não é das mais lindas que conheci, mas não deixa de ser interessante. Não acho imperdível, mas pode ser uma boa banhoca para quem estiver pela zona (e com sol LOL).

roteiro de autocaravana pelas astúrias e cantábrica
piscina natural em Tapia de Casariego

Passámos por Gijon, mas acho dispensável. Achei a cidade muito industrial.

Lastres

Mais um belo conselho que nos deram: visitar Lastres. Como o tempo continuava farrusco, foi ótimo para passear pela vila. É um sitio muito bonito, uma zona piscatória com ruas e casas antigas. E, ainda, o museu jurássico das Astúrias (muitoooo giro)!

roteiro de autocaravana pelas Astúrias e cantábria - lastres
Lastres

Picos da Europa

Os picos da Europa não eram um ponto imprescindível no nosso roteiro. Não porque não me parecessem interessantes, mas porque era Agosto. E, Agosto, significa muita gente em todo o lado. Como achava que não era uma zona muito interessante para mergulhos, estávamos meio na duvida.

Até que me apareceu uma foto da Olla de San Vicente e mudei de ideias,lol. Lá fomos nós passar um dia a Cangas de Onis e outro a Covadonga.

Cangas de Onis ponte
Cangas de Onis

Cangas de Onis é giro, mas com muita gente em Agosto. Vale a pena na mesma. Contudo, acho que deve ser bem mais agradável noutros meses. Como todos os sitios lol. Eu odeio Agosto lol.

Perto de Cangas de Onis, há um trilho em redor do rio Dobra que nos conduz à Olla de San Vicente. Uma grande poça de águas cristalinas, no meio da montanha. Não só a poça é fantástica, como também todo o caminho junto ao rio.

olla de san vicente
Olla de San Vicente

Passámos a noite num dos parques perto de Covadonga e visitamos o centro na manhã seguinte. Adorei! Acho imperdível, mas sem duvida que deve ser mais bonito de Inverno. Não fomos aos lagos, ficará para outra visita (que faremos um dia!). Em época alta só se pode subir de carro até aos lagos até às 8 da manhã, se não me engano. Depois o acesso fecha. Como deves imaginar, estes dois pandas dificilmente acordariam as 7h para ir para a fila lol. Para além disso, li que a estrada era muito estreita.

Covadonga
Covadonga

Só estivemos estes 2 dias na zona. Por isso, um dia teremos de voltar. Há MUITO, mas muito mais para explorar na zona. No entanto, o tempo estava a melhorar e quisemos ir aproveitar um bocadinhos as magnificas praias das Astúrias.

Praia de Guadamia

Nas minhas investigações pela internet à procura de praias com piscinas naturais, descobri esta praia. É uma praia que, com a maré cheia, faz uma espécie de piscina/lagoa num lindo vale. É mesmo curioso, porque com a maré vazia fica uma praia totalmente diferente. Por isso, o meu conselho é que vejas as marés antes de ires, para não teres uma desilusão.

Ficámos numa das encostas, perto da zona recreativa que é, talvez, o parque de merendas mais lindo que vi na vida. Um terreno super verde, parece o cenário dos teletubbies lol. Junto a uma arriba com uma super vista.

Para melhorar, ainda há um trilho que percorre a zona das arribas, tanto de um lado da praia, como de outro. Ambos com vistas impressionantes.

Praia de Gulpiyuri

Esta praia é uma praia interior. O mar entra por um túnel por baixo da arriba e sai um pouco mais a frente. Só há agua com a maré cheia.

Há muito tempo que tinha ouvido falar desta praia e, por curiosidade, queria visitar. Pessoalmente, acho que não é imperdível. É giro porque é diferente, mas é muito visitada e a praia em si não é nada de especial. Diria que deve ser mais engraçado para ver no Inverno.

Se quiseres mesmo ir ver, aproveita para fazer um passeio junto ao rio que começa na praia ao lado (praia de San Antolin).

Aconselharam-me a Praia de Torimba, na mesma zona, mas como o acesso é proibido a autocaravanas (e era Agosto lol) decidimos não arriscar.

Praia de Borizu e Adrin

Passámos um dia nesta zona, a passear pelas arribas. Dá para aceder a 2 ou 3 praias a andar. Mas, para variar, não tivemos sol. Acabámos por passear um pouco e seguir caminho, pois precisávamos de lavar roupa. Pelo caminho visitámos a Praia de Adrin e continuámos cheios de pena de não estar calor lol.

Praia de La Franca

Dormimos à porta da lavandaria (lol, real vanlife) e, no dia seguinte, o panda esteve a conversar com uma senhora que tinha uma loja, na mesma rua, que nos aconselhou ir a esta praia. Como já sabes, somos obedientes ahah. Se um local nos aconselha, nós confiamos! Até agora, tem sido uma boa norma.

Esta praia é grande, por isso dá para usufruir tanto de maré vazia como cheia. No entanto, com a maré vazia é muitoooo mais fixe. Dá para ir até às praias ao lado pela areia, há grutas (eu dispenso lol) e piscinas naturais! Infelizmente, não tirámos fotos, terás de ir ao google. lol. Mas, temos de admitir que, com o meu talento para a fotografia, acredito que qualquer pessoa que leia este blog acabe sempre por procurar fotos melhores no google ahahahah.

Roteiro de Autocaravana pelas Astúrias e Cantábria

Cantabria

Praia de Amió

A nossa viagem pela Cantabria começou na fantástica praia de Amió. E, nem vais acreditar, com um dia de sol! Quase inacreditável. lol.

Praia de Amió

A praia de Amió faz uma espécie de península de areia, com mar dos dois lados. No fim da península, há uma zona de rocha que, na maré vazia/meia maré faz umas piscina ótimas!

piscina na Praia de Amió

Praia de Berellín

Quando estávamos em La Franca, uns colegas autocaranistas Catalãs, mostraram-nos fotos desta praia e decidimos passar por lá! A praia é muito fixe, na maré cheia também fica tipo lagoa como em Guadamia. Mas, ao contrario de Guadamia, é igualmente interessante na maré vazia.

O estacionamento gratuito é mísero, por isso, a não ser que queiras pagar, é melhor deixares o carro na povoação e ires a pé.

Praia de Tangle

Encontrámos esta praia enquanto procurávamos um sitio para pernoitar no park4night. A praia em si é fixe, mas o melhor é o trilho pelas arribas que vai dar à praia seguinte (Santa Justa) onde existe uma ermida por baixo das rochas (estilo aquela que há na Arrábida, mas menos impressionante lol).

Trilho pelas arribas até à praia de Santa Justa

Praia de Somocuevas

Como boa apaixonada por parques naturais, sempre que me aparece um, no google maps, vou logo investigar. O parque natural Dunas de Liencres, apareceu no meu caminho e, à procura de um sitio para pernoitarmos, acabámos estacionados quase ao lado desta magnífica praia. Esta costa está cheia de surpresas.

roteiro de autocaravana pelas astúrias e cantábria
Praia de Somocuevas (nudista)

O objetivo era fazer o trilho que percorre toda a costa do parque natural, mas acabámos por fazer apenas uma parte do trilho e usufruir dois belos dias nesta praia.

Pozas de Langre

Não sabia bem se este sitio ia ser fixe, mas pareceu-me interessante nas fotos e decidimos ir até lá. O acesso… bem… é desafiante! Deixei lá um bocado de dedo do meu pé, depois de uma escorregadela desajeitada, mas já estou a recuperar lol. Não aconselho a quem não estiver habituado a trilhos. Nem a crianças.

roteiro de autocaravana pelas Astúrias e Cantábria
Pozas de Langre

Se vale a pena? sim, é muito fixe. Não propriamente para banhos (embora também seja), mas principalmente para exploração. A praia ao lado é bonita, mas não está no meu top.

Isla e as suas piscinas naturais

Mesmo no fim do mês, já com um parque de autocaravanas em mente (para ter internet fixe para escrever e publicar este artigo) fomos até esta povoação, pois existe um terreno, perto da praia, cedido por um senhor (que não conhecemos) onde qualquer pessoa de autocaravana pode estacionar e pernoitar. Como achámos uma iniciativa fixe, decidimos passar por lá.

A zona é bonita. Apesar da construção quase dentro de água, as praias são boas. Contudo, a maior surpresa, foram as piscinas naturais, inauguradas recentemente. Eram antigos viveiros de lagosta e, no último ano, foram melhoradas para se transformarem em piscinas para banhos. Adorei!

Piscina em Isla

Ficou por fazer um trilho na povoação seguinte, o Trilho do Farol Caballo. Adivinhem o que aconteceu? Está a chover! lol . Por isso, não sei se ainda iremos voltar para trás para fazê-lo. Parece incrível.

Roteiro de Autocaravana pelas Astúrias e Cantábria

E assim termina o nosso Agosto. Espero que tenhas gostado de saber como foi o nosso roteiro de autocaravana pelas Astúrias e Cantabria (e Galiza, no artigo anterior). Depois de escrever estes dois artigos, apercebo-me de como foi um mês intenso, cheio de surpresas e sítios inesquecíveis. O Norte de Espanha é mesmo brutal.

Informações úteis

Infelizmente, na zona das Astúrias e Cantabria há bastantes limitações quanto à pernoita/circulação de autocaravanas. Isso, muitas vezes, limitou-nos. Tenho a certeza que a altura do ano (Agosto) também não nos ajudou nesse sentido. Por isso, se vieres para estes lados e conseguires, escolhe outro mês. É a minha principal dica.

Até ao próximo mês! Setembro será o último mês completo desta aventura! Em Outubro, ainda viajaremos, mas devemos regressar a casa uns dias antes do fim do mês.

Entrentanto, se quiseres ir vendo novidades, passa pelo instagram @hippiepanda .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *