fbpx
roteiro de autocaravana pelo pais basco
Viagens

Roteiro de autocaravana pelo País Basco e Pirenéus

Olá, Malta! Estava a ver que nunca mais começava, finalmente, a relatar o nosso roteiro de autocaravana pelo País Basco e Pirenéus. Ou, dito de outra forma, por onde andámos no mês de Setembro.

Quando comecei a escrever, tencionava incluir também os dias pela Costa Brava. Mas, o artigo ficaria muito longo, por isso, dividi em 2. Podem ler sobre a Costa Brava (e regresso a casa) aqui.

Roteiro de autocaravana pelo País Basco e Pirenéus

Roteiro de autocaravana pelo País Basco

A costa Norte de Espanha, é dos sitios mais incríveis que já visitei. É surpreendente. Em muitos momentos pensei ” bem a partir de agora já não devemos encontrar sítios tão fixes, pois já encontrámos tantos…”. Mas estava, nitidamente enganada.

Eu adorei Cantábria, então estava com dúvidas de que, especialmente, as praias do Pais Bascos, me conquistassem. A verdade é que a quantidade de cantinhos pitorescos não é tão grande, mas a qualidade é a mesma!

O nosso primeiro destino marcado, era Gaztekugatxe. Mas, como ainda eram alguns km de onde estávamos e, já deves ter percebido que não somos aqueles autocaravanistas que fazem muitos km, de uma vez. Nesta viagem, poucas vezes, fizemos mais de 150 km seguidos. Íamos tentados a visitar Bilbau, mas, bem, é uma cidade grande (como já era de esperar lol ) então desistimos. Posto isto, optámos por parar numa vila (well, talvez cidadezita) pelo caminho.

Plentzia

Foi o sitio escolhido para a paragem antes de Gaztekugatxe. É um sitio muito giro, talvez um pouco grande/urbano para o nosso registo, mas, ainda assim muito agradável.

Demos um passeio pela cidade, fomos a uma loja bio (com alguns secos a granel!) e também encontrámos um supermercado Eroski, cheio de produtos em fim de validade lol (croma do desperdício alimentar!). A zona antiga da cidade é muito gira e cheia de vida. Diria que é um bom sitio para quem quer beber uns copos, embora não o tenhamos feito lol.

Antes de chegarmos a Plentzia, visitámos uma praia que adorei: playa de muriola. Também foram lá filmadas algumas partes da guerra dos tronos (só sei isto, não vi a série, então não sei em que temporada foi lol). A praia no centro de Plentzia é fraquita, é tipo “praia porto” (eu não gosto).

Roteiro de autocaravana pelo País Basco e Pirenéus

Gaztelugatxe

Este é dos sitios mais famosos do País Basco. Também foi filmado, aqui, a Guerra dos Tronos. De acordo com o panda, foi na parte do dragão (sorry, não sei mais nada, como já vos disse lá atrás lol). Mas, diga-se, que mesmo sem nada a ser filmado lá, o sitio é encantador. Muito bonito mesmo! Trata-se de uma pequena ilha com uma capela e uma ponte sobre o mar que faz a ligação.

Claro que, a fama da Guerra dos tronos, transforma, radicalmente, os sitios. Tal como aconteceu noutras localizações, como Dubrovnik (sobre este tema, é interessante leres este artigo). E o que é que isso significa? Que é um sitio visitado por muita gente. Tens de marcar se quiseres visitar mesmo a ilha. Claro que não marcámos lol. Já se sabe que nós nunca vamos nessas cantigas das marcações lol. Ainda assim, valeu MUITO a pena visitar! Encontrámos um trilho até a um local com uma vista incrível sobre a capela (foto abaixo).

Bermeo e Mundaka

Seguimos em direção a Mundaka. O panda tinha este sonho de adolescente bodyboarder: ir a Mundaka. Para quem não sabe, Mundaka é muito conhecida pelas suas ondas. Acontece que só há ondas em dias específicos lol. Chegámos lá e nada de ondas. Nem estacionamento, foi um inferno para encontrar lugar. Por estes motivos, ficámos lá para aí 30 minutos apenas. De qualquer forma, resolvi referir esta passagem pois o centro pareceu-me interessante.

O melhor deste fail rumo a Mundaka, foi a passagem por Bermeo. Ainda que tenha sido só de carro, pareceu-me um sitio muito giro para visitar! Quem passar por lá, pare e depois diga-me se devo voltar ahah.

Praia de Laga

Um dos maiores arrependimentos desta viagem, é não ter fotos desta praia para mostrar (claro que há o google, mas mesmo assim). Descobrimo-la no meio do desespero, por não dar uns mergulhos, há dias e de ter de deixar a autocaravana, sei lá, a 3 km? Algo assim. Parecia que estava tudo errado, até chegarmos à praia! Que linda. Que fixe para banhos! Do lado direito (de frente para o mar), faz umas piscinas ótimas!

Era domingo, por isso creio que era um dia “anormal” de número de visitantes. De qualquer forma, descobri depois, que se pode apanhar o autocarro e deixar o carro na localidade mais próxima (se fores ao fim-de-semana, vale a pena!).

Praia de Ea

Quando pesquisei sobre piscinas naturais no País Basco, apareceu esta praia. É uma praia semelhantes a algumas que visitamos em Cantábria: totalmente diferente com maré vazia ou cheia. Durante a maré cheia, faz uma espécie de mega piscina.

Visitámos com meia maré, então só havia água em metade da praia e com pé. De qualquer forma, já deu para uma boa banhoca.

Ficámos a dormir num parque, no cimo da povoação, muito frequentado por malta com autocaravana/van. Foi lá que fizemos os únicos amigos portugueses, durante a viagem! É muito engraçado como, num país tão próximo geograficamente, conhecemos tantas pessoas, mas quase não conhecemos portugueses.

Zarautz

Mais um destino do panda adolescente surfista lol. Zarautz, aparentemente, também é um destino famoso pelas ondas, mas mais uma vez, nada de ondas.

O caminho entre EA e Zarautz, vale a viagem. Logo depois de EA, podemos encontrar algumas praias desertas (praias de pedra, a maioria, atenção lol). Basta ir vendo onde há carros parados e seguir os trilhos. Fomos a uma engraçada, mas penso que deve haver melhores.

Quase a chegar a Zarautz, há uma marginal linda. Foi aí que dormimos uma noite. Há um pequeno estacionamento, onde cabem 3 ou 4 vans. Foi das piores noites da viagem lol. Passam carros rápido a noite toda. Acredita, eu não sou nada picuinhas, por isso se estou a avisar é porque foi mesmo traumático lolol. De qualquer forma, também não há muitas opções gratuitas na zona, por isso é só para saberes ao que vais ahah.

A nossa viagem pelo País basco terminou em Zarautz, ficaram alguns sítios por ver, mas tínhamos que acelerar um pouco pois tínhamos combinado estar em Cabo de Gata no início de Outubro.

Roteiro de autocaravana pelo País Basco e Pirenéus

Pirenéus

E chegou, uma das partes mais esperadas da nossa viagem. Tínhamos grandes expectativas em relação a esta zona, pois todos os amigos espanhóis com quem falámos, sobre este destino, disseram-nos que era muito fixe.

O que dizer sobre a zona dos Pirinéus? talvez… soberba? acho que é a palavra certa.

Lekunberri

A nossa primeira paragem foi esta pequena povoação muito pitoresca, antes de Pamplona. Decidimos parar lá, pois vimos, no park4night, um sitio para dormir que nos pareceu porreiro. Boa escolha. Parámos junto a um pequeno parque de merendas, com água, sombra e internet! Aliás, há internet em vários locais da zona.

No dia seguinte, fizemos um percurso até uma cascata. O caminho é a antiga linha de comboio que foi reaproveitada. A cascata em si não era nada de imperdível, mas o caminho era muito giro, mesmo! Até se passa por antigos túneis do comboio.

Há bastante informação turística pela rua e alguns trilhos que tive pena de não fazer. Há também uma padaria artesanal ótima, na zona mais antiga!

Foi nesta zona que vi (e utilizei) o primeiro compostor comunitário! Fiquei histérica, como deves imaginar lol. Mais tarde, apercebi-me que, na zona, dos Pirenéus, existem vários.

Roteiro de autocaravana pelo País Basco e Pirenéus

Burgui

Esta é uma das aldeias mais conhecidas desta zona e, realmente, a fama é merecida. É uma aldeia é muito linda. Casas mesmo típicas de zonas de montanha, muita madeira, muitas flores, mesmo um sitio de postal.

Ruas em Burgui

Isaba

Fomos até à zona de Isaba ver uma cascata. A cascata é um pouco longe da povoação, mas como estávamos embalados, acabámos por seguir caminho e ir logo visitá-la ao final da tarde (hora a que chegámos a Isaba).

Cascata de Belabarze

Este é dos sitios mais incríveis que visitámos. A cascata fica num vale, com bastante vegetação. Para chegar, temos de ir por um trilho rodeado por natureza. Praticamente, sem sinais de humanidade (só mesmo as indicações e algumas zonas de madeira). É um sitio mesmo imponente.

Acabámos por conhecer um amigo, com quem jantámos e, quase sem querer, passámos a noite pertinho do inicio do trilho da cascata. Estávamos a planear ir dormir à área de serviço de autocaravanas de Isaba, mas viajar de van tem destas boas mudanças de planos. E, assim, tivemos a noite mais fria da viagem lol. A altitude generosa, já a meio de Setembro.

Nesta zona existem mais algumas cascatas, nós visitámos outra um pouco mais acima, também muito bonita.

Cascata de Oros Bajo

Esta cascata não é tão selvagem como a anterior, mas também é impressionante. Primeiro porque é bastante alta. Segundo porque fica numa “garganta” com umas pedras muito diferentes. Toda a paisagem é única. Visitámos ao fim de semana, então estavam algumas pessoas, mas mesmo assim foi uma boa experiência. Se tiveres oportunidade, visita de semana (como tudo, não é lol).

Atenção que a povoação perto da cascata não tem nenhum comércio, por isso vai preparada.

Boltaña

Fomos até Boltaña, pelo caminho fomos mandados parar pela policia (a 2ª vez durante toda a viagem) que, enquanto verificava os nossos cartões de cidadão, nos deu algumas dicas. Uma delas, acabámos por deixar para a próxima por falta de tempo: visitar o Parque de Ordesa. A outra, foi visitar Boltaña.

Boltaña, para além de ter uma poça (La Gorga de Boltaña) ótima para mergulhos, também tem um centro histórico muito giro e super arranjado. Antes de chegar a Boltaña é possível mergulhar e passear, em algumas zonas do rio. É lindo, parece que estamos nas crónicas de Narnia.

Castelo de Ainsa

O Castelo de Ainsa é um Castelo tipo Óbidos, com casas lá dentro. Tem uma vista incrível e (ainda!) uma área de serviço no parque de estacionamento. Vale a pena passar por lá!

E assim terminou o nosso roteiro pelo País Basco e Pirenéus. Sem dúvida que iremos voltar aos Pirenéus, talvez para visitar também a parte francesa.

Informções úteis

  • Loja bio com produtos a granel Plentzia
  • Área de serviço de Isaba (grátis)
  • Área de serviço de Pamplona (grátis, muito boas instalações – atenção: há duas, a outra é paga)
  • Dentro do Castelo de Ainsa há uma fonte com água muito boa! Aproveita para reabastecer lá.
  • Em Boltaña ficámos a dormir no estacionamento da zona antiga (sem problema, mas vê no Park4night se alguém comentou algo contrário entretanto, adicionamos a localização lá, podes ver a foto da nossa van ahah).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *