fbpx
Alimentação e receitas

Urtigas: como apanhar e cozinhar

urtigas como apanhar e consumir

No outro dia, depois de partilhar nas histórias do instagram que estava a usar urtigas para cozinhar, várias pessoas me fizeram questões. Muitas, nem sabiam que são comestíveis. Especialmente para essas pessoas (mas para todos!) deixo, em seguida, a minha humilde sabedoria sobre urtigas: como apanhar e como cozinhar.

Ultimamente, tenho desprezado, um bocadinho estas plantas lol.Como tenho tido abundância de verdes, com menos personalidade, isto é, mais fáceis de arranjar e/ou apanhar, elas têm ficado para trás.

Mas, há uns dias, precisei de espinafres selvagens e não tinha no quintal, situação rara, por estes lados. E, lembrei-me que podia usar urtigas na receita, para substituí-los.

Quando partilhei no instagram, muitas pessoas, não sabiam que são comestíveis. Em tempos, também achei esta ideia estranha mas, há anos, que cozinho urtigas. Desde que descobri que se podem (e devem) comer, fui falando com pessoas mais velhas sobre estas mal-amadas folhas, muito frequentes em vários locais (na verdade, consideradas, daninhas). Descobri que, tal como outras plantas que, com os anos e a abundância de alimentos, caíram em desuso, as urtigas já estiveram bem presentes nas cozinhas portuguesas.

Se quiserem saber mais sobre os seus benefícios, vejam este vídeo sobre urtigas, da Fernanda Botelho.

como apanhar urtigas
Urtigas que cresceram no vaso do Antúrio.
como apanhar urtigas
Folhas apanhadas com a “técnica tesoura” .

Urtigas: como apanhar

Para começar, a parte mais chata, é apanhá-las. Prefiro as folhas mais jovens, ficam mais tenras quando são cozinhadas.

Depois de algumas colheitas, refinei a minha técnica. Ao início apanhava “à mão”, com luvas, como recomendado, na maioria dos artigos disponíveis na internet. Entretanto, resolvi experimentar cortar, com a tesoura – apenas as folhas, directamente, para uma taça. Comecei por usar luvas na mesma (escolha inteligente). Mas, agora não uso e achincalho-me, ferozmente, cada vez que me pico… Portanto, só te posso dar um conselho: corta com a tesoura e usa luvas na mesma.

Para os calões, como eu: escolhe logo as folhas mais limpinhas. Não uso os caules porque são muito fibrosos.

Urtigas: como preparar

Conheço duas formas de “retirar” os picos das urtigas: fervê-las/deitar água a ferver e esperar um pouco ou deixar ao ar de um dia para o outro.

Normalmente, fervo e uso. Tenho uma amiga que usa a outra técnica, mas, honestamente, tentei deixar de um dia para o outro numa taça e algumas folhas continuaram a picar (como alguns tiveram oportunidade de ver no instagram, ahah). Aparentemente, não fiz nada errado, por isso não sei. O melhor é escaldar!

Urtigas: como cozinhar

Eu uso da mesma forma que os espinafres ou couve. Dá para lasanha, esparregado, salteadas, pesto, migas/açorda, risoto, etc. Na sopa, ficam muito agradáveis: foi como as comi a primeira vez, se forem “jovens” lembram a textura dos agriões. Há, também, quem faça chá. De momento, estou a experimentar usar a água de escaldar as urtigas para massajar o couro cabeludo (é indicado para quem tem caspa, tipo eu, sempre lol).

sopa de urtigas
Sopa de urtigas

Se, esta explicação não for suficiente e precisares de mais dicas sobre urtigas, como apanhar, como cozinhar, ou até algumas receitas, estás à vontade para me perguntar :). Ajudarei no que conseguir :).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.